Alimentos Tóxicos

Uma das principais preocupações de quem se perde no meio de uma mata é saber como encontrar alimentos sem o risco de comer algo tóxico. Numa floresta há uma grande variedade de plantas dentre as quais estão algumas que são tóxicas e outras que podem servir de alimento para passar por momentos difíceis. Saber identificar aquelas que não devem ser ingeridas de maneira alguma é muito importante para conseguir passar bem enquanto o socorro não aparece. Abaixo listamos dicas que são bem fáceis de aplicar no dia a dia para essa definição.

Dicas para evitar alimentos tóxicos

Conhecimento

Começamos nossa lista de dicas dizendo que nem sempre elas irão funcionar e que a melhor maneira de fugir de alimentos tóxicos é conhecer plantas. Quando planejar uma aventura num local procure conhecer mais sobre a sua flora bem como tenha com você um guia simples de plantas em que as venenosas estejam identificadas. Na dúvida não coma.

Procure por quantidade

Observe bem o ambiente que te cerca e pegue amostras das plantas que existem em grande quantidade. Não adianta empreender esforço para testar uma planta que não tem quantidade suficiente para servir de alimento, não é mesmo?

Jejum

Para realizar o teste com as plantas do local é fundamental permanecer pelo menos 8 horas bebendo somente água. Você se sentirá um pouco fraco, mas saiba que beber bastante água ajudará a manter o seu corpo bem.

Partes

Uma planta pode ter uma parte venenosa e outra parte comestível, então para que se possa identificar onde é tóxico é necessário separar a planta em partes. Em alguns casos você pode se alimentar da raiz ou do caule de uma planta e não dela inteira.

Plantas que causam irritação

Algumas plantas podem ter o que se chama de veneno de contato que é basicamente a capacidade de causar alergia ou irritação ao entrar em contato com a pele. Uma forma de descobrir se uma planta irá te causar esse tipo de reação é esfregar um pedaço dela no seu pulso ou cotovelo. Para que esse teste seja realmente efetivo você deve esmaga-la deixando que sua seiva saia. Esfregue essa substância por 15 minutos e aguarde que ocorra uma reação em até 8 horas.

Se possível cozinhe a planta

As altas temperaturas podem dar fim em substâncias tóxicas e uma forma de tornar uma planta comestível é cozinha-la. Contudo, se você não tem como cozinhar ou sabe que mais para frente não poderá ter esse passo no preparo faça o teste com ela crua.

Testando

Para ter uma ideia se uma planta é tóxica ou não pressione um pedaço da mesma contra o seu lábio por cerca de 3 minutos. No caso de qualquer tipo de reação pare os testes e descarte essa planta. Passando no teste do lábio vem o teste da língua, coloque um pedaço da planta sobre a mesma e espere 15 minutos. Se houver reação suspenda. O passo seguinte é mastigar a planta durante 15 minutos sem engoli-la, tendo qualquer tipo de reação cuspa.

8 Horas

Depois de engolir a planta do teste espere 8 horas para verificar se ela causa reação adversa. Se nesse período você sentir qualquer sintoma estranho provoque vômito e passe mais 8 horas bebendo apenas água. Quem tiver carvão ativo pode ingeri-lo junto com a água para obter melhora. Não coma ou teste nada nesse período de recuperação.